Plano geral da cidade

Detalhes

Atualizado em

Sobre o Plano

Considerando-se a dificuldade financeira na execução de tão extensa expansão urbana, esboçada em 1896, em tão curto espaço de tempo e em função da queda no valor do café no mercado externo, os governos seguintes ao de Muniz Freire não chegaram a interromper totalmente as obras referentes ao Novo Arrabalde, mas priorizaram ações urbanas voltadas ao núcleo urbano existente (correspondente atualmente ao bairro Centro e adjacências).

Nesse contexto, em 1917, o prefeito e engenheiro Henrique de Novaes elabora o Plano Geral da Cidade com objetivo de promover melhoramentos na cidade existente por meio de projetos de alinhamento de vias, demolições, alteração do traçado existente, em nome de um ideal sanitarista, além da criação de novas vias que percorreriam o litoral e a encosta do então núcleo urbano. As proposições urbanísticas de Novaes buscavam, ainda, adequação à nova ordem política e econômica local de reestruturar o contexto existente em detrimento de construir novas áreas urbanas.

Este plano encontra-se no acervo do AGMV (único exemplar identificado) e está representado em 12 pranchas e capa, em papel linho, escala 1/500, colorido com indicação de projeto (em vermelho) sobre o levantamento cadastral (em azul) representados de modo sobreposto. Há a indicação de novos alinhamentos, abertura de vias e criação de espaços públicos como praças e espaços privados como quarteirões, além de remodelações de monumentos. Em destaque, o referido plano procurou promover a ligação entre a área portuária e a cidade ao criar uma via que, margeando o litoral, conectava os dois extremos da cidade à época, a Vila Rubim e o Forte São João.

Documentos Relacionados

BRÍGIDO, L. R. O Município de Vitória sob regime revolucionário: triênio 1930 – 1933. Rio de Janeiro: Oficina Alba Gráfica. s/d. p. 182–200.

CURBANI, S. G. Henrique de Novaes em diferentes momentos: Plano geral da cidade de 1917 e Plano de urbanização de Vitória de 1931. In: X SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO, 2004, Niterói. Anais… Niterói: Editora da Universidade, 2004.

JULIANELLI, A. R. B. E. Henrique de Novaes: técnica, território e cidade em uma trajetória profissional. 2011. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2011.

KLUG, L. B. Vitória: Sitio físico e paisagem. Vitória: EDUFES, 2009.

MENDONÇA, E. M. S. Planos para Vitória (ES) segundo Henrique de Novaes. In: XV ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL, 2013, Recife. Anais… Recife: Editora da Universidade, 2013.

______. A atuação de Henrique de Novaes no urbanismo da cidade de Vitória. In: I ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO, 2010, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: Editora da Universidade, 2010.